O CÉREBRO ANSIOSO

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, o que o coloca como o país com maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo.

“Quando falamos em ansiedade, estamos pensando em um conjunto de emoções e reações corporais que antecedem o novo, o desafio ou uma experiência de alguma forma arriscada ou estressante. Trata-se de um pacote cerebral que precisa de estímulos específicos para aparecer e gera uma resposta física imediata, preparando o corpo para o enfrentamento ou para a esquiva de uma situação fora do comum.”

Comprar na Amazon
 

Até onde a ansiedade é positiva e quando ela passa a ser um transtorno para o indivíduo?

Essa é uma das perguntas que assombram pacientes e que o neurologista Leandro Teles responde no seu mais novo livro: O Cérebro Ansioso, da Editora Alaúde. O médico investiga a fundo a doença que assombra 9,3% dos brasileiros e coloca o país no topo do ranking de ansiosos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

SOBRE O LIVRO

Na obra, o autor vai além do frio na barriga e com linguagem simples explica ao leitor que a ansiedade não possui apenas facetas ruins – na verdade, seu desenvolvimento foi uma necessidade e um trunfo para nossa sobrevivência – e aprender como esse sistema que age para nos proteger pode passar a nos prejudicar e a traçar o limite entre uma ansiedade considerada normal – e até a saudável – e um quadro de doença.

O livro também apresenta os principais transtornos de ansiedade e os sintomas mais comuns que se manifestam em alguém com um quadro ansioso, que pode variar de leve a moderado. A obra também traz relatos baseados em casos reais e resume os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dos quadros patológicos de ansiedade, além de fazer um apanhado das maneiras de tratá-la, abordando desde os tratamentos médicos disponíveis até as pequenas mudanças que todo mundo pode incorporar ao estilo de vida para manter os sensores cerebrais que ativam a ansiedade controlados e calibrados.



 

O neurologista Leandro Teles (35 anos) é formado pela Faculdade de Medicina da UNIVERSIDADE de SÃO PAULO (USP), especializou-se em Neurologia Clínica com residência médica no Hospital da Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). É membro da ACADEMIA BRASILEIRA de NEUROLOGIA (ABN).

Além da atividade clínica na cidade de São Paulo, o neurologista é conhecido por suas participações como entrevistado e consultor de diversos meios de comunicação, tais como programas de televisão, rádio, revistas, sites, blogs e portais direcionados a temas relacionados à Neurologia e comportamento.

AGENDE UMA CONSULTA